quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PETROBRAS ANALISA CULTIVO DE CANA NO SEMIÁRIDO

A Petrobras Biocombustível vai iniciar as análises de solo e clima no semiárido brasileiro para produção de cana-de-açúcar. A região tem prioridade de investimentos do governo federal, motivados, principalmente, pelo sistema de irrigação agrícola. Nesta semana, técnicos da empresa estatal devem visitar os perímetros irrigados de Pontal (PE) e Baixio de Irecê (BA), na região do Vale do São Francisco, para iniciar a prospecção e montar relatórios à cúpula, que decidirá os investimentos futuros.

No novo programa de irrigação do Ministério da Integração Nacional, serão contemplados 200 mil hectares para irrigação. Desse total, 125 mil vão ser destinados à plantação de cana-de-açúcar para a produção de etanol.

A Petrobras Biocombustível não quis se manifestar sobre o assunto e informou que qualquer decisão da empresa será feita por meio de um comunicado ao mercado. Sua atuação na região, porém, será feita por meio de usinas parceiras, como a Guarani. O programa de irrigação na região deve alcançar R$ 5 bilhões por meio de PPPs (parcerias público-privadas). Entre as empresas envolvidas está a Cutrale, que deve plantar laranja na região para exportação de suco.

Para a produção de cana, a região oferece estabilidade climática, como alta incidência de luz solar e chuvas concentradas em poucos meses do ano, impedindo inclusive a proliferação de doenças como a ferrugem alaranjada. Segundo dados do governo, a produtividade por hectare de cana no semiárido chega a 200 toneladas (Folha de S.Paulo, 12/10/11).

Baixio da Boa Vista

Descrição:
Implantação do Projeto Baixio de Irecê com área irrigável estimada de 59.375 ha, compreendendo estudos e projetos, aquisição de terras, infraestrutura básica de uso comum e medidas de proteção ambiental. Inclui ainda administração fundiária, organização de produtores, apoio em administração, operação, manutenção, assistência técnica e capacitação de técnicos e agricultores na fase de operação inicial.

Objetivo:
Contribuir para o desenvolvimento da região semiárida através da agricultura irrigada, dentro da sustentabilidade ambiental, incorporando 59.375 ha ao processo produtivo; elevar a produção e a produtividade das safras agrícolas, gerando renda, aumento da oferta de alimentos e propiciando a abertura de empregos diretos e indiretos.

Localização/logística:
Localizado na região do vale no médio São Francisco. Municipios Itaguaçu da Bahia e Xique-Xique.O Projeto Baixio de Irecê esta cerca de 500 km de Salvador, ao norte da Região do Médio São Francisco, no Estado da Bahia. Sua área abarca parcialmente os Municípios de Xique-Xique, Itaguaçu da Bahia e Sento Sé. O acesso à área do projeto dá-se principalmente através da Rodovia BA-052, que liga Xique-Xique a Feira de Santana, interligando-se então à malha viária nacional.

Coordenadas geográficas:
  • Latitude: 10º 31' S
  • Longitude: 42º 32'' W

Justificativa:
Aumentar a produção e a produtividade agrícolas mediante a introdução da irrigação; Aumentar as oportunidades de emprego no Estado da Bahia ; Promover o desenvolvimento regional;

Indicadores selecionados:
  • População Beneficiada: 249.375
  • Nº Empregos diretos: 59.375
  • Nº Empregos indiretos: 118.750

Características básicas:
  • Fonte hídrica: Rio São Francisco
  • Bacia/sub-bacia: São Francisco
  • Vazão requerida (m3/s): 60
  • Vazão atual (m3/s): 10
  • Energia elétrica: Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - Coelba
  • Potência Requerida (kVA): 60.000
  • Potência Atual instalada (KVA): 64.000
  • Tipos de solos: Argissolos, Latossolos, Cambissolos
  • Principais culturas: abacaxi, abóbora, algodão, banana, cana-de-açucar, cebola, coco, mamão, melão, tomate, milho, melancia, uva.
  • Sistemas de irrigação preconizados: Aspersão Convencional e Localizada, Sulcos de infiltração, gotejamento e microaspersão
     
    Fonte : CODEVASF