quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PETROBRAS ANALISA CULTIVO DE CANA NO SEMIÁRIDO

A Petrobras Biocombustível vai iniciar as análises de solo e clima no semiárido brasileiro para produção de cana-de-açúcar. A região tem prioridade de investimentos do governo federal, motivados, principalmente, pelo sistema de irrigação agrícola. Nesta semana, técnicos da empresa estatal devem visitar os perímetros irrigados de Pontal (PE) e Baixio de Irecê (BA), na região do Vale do São Francisco, para iniciar a prospecção e montar relatórios à cúpula, que decidirá os investimentos futuros.

No novo programa de irrigação do Ministério da Integração Nacional, serão contemplados 200 mil hectares para irrigação. Desse total, 125 mil vão ser destinados à plantação de cana-de-açúcar para a produção de etanol.

A Petrobras Biocombustível não quis se manifestar sobre o assunto e informou que qualquer decisão da empresa será feita por meio de um comunicado ao mercado. Sua atuação na região, porém, será feita por meio de usinas parceiras, como a Guarani. O programa de irrigação na região deve alcançar R$ 5 bilhões por meio de PPPs (parcerias público-privadas). Entre as empresas envolvidas está a Cutrale, que deve plantar laranja na região para exportação de suco.

Para a produção de cana, a região oferece estabilidade climática, como alta incidência de luz solar e chuvas concentradas em poucos meses do ano, impedindo inclusive a proliferação de doenças como a ferrugem alaranjada. Segundo dados do governo, a produtividade por hectare de cana no semiárido chega a 200 toneladas (Folha de S.Paulo, 12/10/11).

Baixio da Boa Vista

Descrição:
Implantação do Projeto Baixio de Irecê com área irrigável estimada de 59.375 ha, compreendendo estudos e projetos, aquisição de terras, infraestrutura básica de uso comum e medidas de proteção ambiental. Inclui ainda administração fundiária, organização de produtores, apoio em administração, operação, manutenção, assistência técnica e capacitação de técnicos e agricultores na fase de operação inicial.

Objetivo:
Contribuir para o desenvolvimento da região semiárida através da agricultura irrigada, dentro da sustentabilidade ambiental, incorporando 59.375 ha ao processo produtivo; elevar a produção e a produtividade das safras agrícolas, gerando renda, aumento da oferta de alimentos e propiciando a abertura de empregos diretos e indiretos.

Localização/logística:
Localizado na região do vale no médio São Francisco. Municipios Itaguaçu da Bahia e Xique-Xique.O Projeto Baixio de Irecê esta cerca de 500 km de Salvador, ao norte da Região do Médio São Francisco, no Estado da Bahia. Sua área abarca parcialmente os Municípios de Xique-Xique, Itaguaçu da Bahia e Sento Sé. O acesso à área do projeto dá-se principalmente através da Rodovia BA-052, que liga Xique-Xique a Feira de Santana, interligando-se então à malha viária nacional.

Coordenadas geográficas:
  • Latitude: 10º 31' S
  • Longitude: 42º 32'' W

Justificativa:
Aumentar a produção e a produtividade agrícolas mediante a introdução da irrigação; Aumentar as oportunidades de emprego no Estado da Bahia ; Promover o desenvolvimento regional;

Indicadores selecionados:
  • População Beneficiada: 249.375
  • Nº Empregos diretos: 59.375
  • Nº Empregos indiretos: 118.750

Características básicas:
  • Fonte hídrica: Rio São Francisco
  • Bacia/sub-bacia: São Francisco
  • Vazão requerida (m3/s): 60
  • Vazão atual (m3/s): 10
  • Energia elétrica: Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - Coelba
  • Potência Requerida (kVA): 60.000
  • Potência Atual instalada (KVA): 64.000
  • Tipos de solos: Argissolos, Latossolos, Cambissolos
  • Principais culturas: abacaxi, abóbora, algodão, banana, cana-de-açucar, cebola, coco, mamão, melão, tomate, milho, melancia, uva.
  • Sistemas de irrigação preconizados: Aspersão Convencional e Localizada, Sulcos de infiltração, gotejamento e microaspersão
     
    Fonte : CODEVASF

terça-feira, 25 de outubro de 2011

BA: Mutirão em Carinhanha dá início a ações em 11 municípios do Velho Chico Incluindo Xique Xique

O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), começa na quarta-feira (19), em Carinhanha (BA), um mutirão que vai até a quinta-feira (20), com a emissão gratuita de Cadastros da Pessoa Física (CPFs) e Carteiras de Identidade. A ação ocorre no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carinhanha, no centro da cidade, das 8h às 17h.


O mutirão em Carinhanha dá início a uma grande agenda do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, no Território da Cidadania do Velho Chico, que se estende até 26 de novembro e chegará a 11 municípios do território. Nos quatro mutirões agendados, para outubro, a expectativa é da emissão gratuita de 3,5 mil documentos entre CPFs e Carteiras de Identidade.

Após Carinhanha, o mutirão da trabalhadora rural chega, entre os dias 21 e 24, para os trabalhadores rurais do município de Feira da Mata. Entre os dias 25 e 27, passa por Serra do Ramalho e nos dias 29, 30 e 31, o PNDTR estará em Riacho de Santana.

Em novembro, os mutirões no Velho Chico irão ampliar o leque de documentos civis básicos e serviços oferecidos à população e estarão nos municípios de Sítio do Mato, Paratinga, Oliveira dos Brejinhos, Muquém de São Francisco, Brotas de Macaúbas, Morpará e Barra. A intenção é oferecer a expedição gratuita de certidões de nascimento, carteiras de trabalho e para quem tem perfil, atualizar cadastro e fazer inscrições no Programa Bolsa Família.

Após a ação no Velho Chico, a previsão é da realização de mutirões do Programa de Documentação da Trabalhadora Rural, no Território de Irecê, entre o fim de novembro e todo o mês de dezembro. O planejamento prevê mutirões nos municípios de Xique-Xique, Itaguaçu da Bahia, Jussara, Central, São Gabriel, Uibaí, Lapão, América Dourada e Mulungu do Morro.

O Programa

Criado em 2004, o Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais (PNDTR) é uma ação fundamental para a inclusão social das trabalhadoras rurais, seja na reforma agrária ou na agricultura familiar, uma vez que possibilita a emissão gratuita de documentos civis, trabalhistas e de acesso aos direitos previdenciários, através dos mutirões itinerantes de documentação. O programa também realiza ações educativas com objetivo de esclarecer as beneficiárias sobre o uso de documentos, bem como, apresentar as políticas públicas e orientar quanto ao seu acesso.

Uneb (BA) mantém aberto sistema de inscrição e geração de boleto

A UNEB (Universidade do Estado da Bahia) decidiu manter aberto o sistema de inscrições e geração de boleto bancário para o Vestibular 2012 até o dia 6 de novembro.

A decisão visa atender os candidatos que estão com dificuldade de efetuar o pagamento da taxa de inscrição, principalmente devido ao congestionamento da rede bancária após a prolongada greve nacional no setor.

Os boletos gerados no domingo (6) devem ser pagos no dia seguinte (7) durante o horário bancário local.

Além das agências bancárias, o pagamento da taxa (R$ 90) continua podendo ser efetivado também em casas lotéricas, caixas eletrônicos e internet banking.

O termo aditivo com a decisão foi publicado na edição desse final de semana (dias 22 e 23) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Um dos maiores processos seletivos universitários do país, o Vestibular 2012 da UNEB está oferecendo 4.006 vagas distribuídas em mais de 100 opções de cursos presenciais de graduação, em 24 cidades baianas (capital e interior).

A universidade também vai disponibilizar outras 1.069 vagas para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), o que totalizará 5.075 vagas (contabilizando vestibular e Sisu).

Pioneira no país na implantação do sistema de cotas, a UNEB reserva 40% das vagas para candidatos negros da rede pública de ensino e 5% para indígenas.

Entre os destaques desta edição do certame, está o novo curso de medicina, que vai abrir inicialmente 60 vagas no Campus I, em Salvador. As outras novas graduações que estão sendo ofertadas são: ciências sociais (Campus I), direito (Campus XX, em Brumado) e engenharia de pesca (Campus XXIV, em Xique-Xique).

As provas do processo seletivo vão acontecer nos dias 11 e 12 de dezembro.

A relação de cursos, quadro de vagas, provas, normas e cronograma da seleção constam no edital do processo seletivo.

Mais informações: Copeve/Campus I − tel. (71) 3117-2389 e 0800-071-3000 ou pelo site www.uneb.br.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

18 de Outubro dia do Médico



O médico é um dos mais importantes profissionais presentes em nossa sociedade. Sua função está ligada à manutenção e restauração da saúde. Este profissional utiliza o saber específico, técnicas e abordagens que lhe permitem promover a saúde e o bem-estar físico, mental e social dos indivíduos.

Olha a Chuva aê Gente!

Depois de longos meses sem chuva, ontem finalmente choveu e choveu bem. Até onde fomos, cerca de 15 quilometros na direção norte, estava molhado.
A previsão do CLIMATEMPO para os próximos dias está conforme abaixo:

Quarta 19/10  Chuvoso durante o dia e a noite 22ºC 28ºC 16mm 90%

Quinta 20/10  Chuvoso durante o dia e a noite 20ºC 26ºC 12mm 90%


Geralmente, quando o climatempo prevê 90% de chance de chover, acontece.

(( Texto retirado do Blog do Zeca ))

sábado, 15 de outubro de 2011

Feliz dia do Professor



   "Professor, uma profissao! Educador, a mais nobre de todas as missoes!"

    Foto Aerea de Xique Xique (BA) " Ponta da Ilha "



    O Lago Ipueira é a coisa mais bonita e mais importante que existe na cidade de Xique Xique (BA).
    Nesta foto, de Édson Nogueira, além do Lago em destaque, pode-se divisar as partes do Rio São Francisco que formam a Ilha do Miradouro, sendo que um desses braços do rio chama-se Canal do Guaxinim que separa a Ilha do Miradouro da Ilha do Gado Bravo.

    É a famosa "ponta da ilha", onde hoje se localiza o progressista bairro da Ponta da Ilha. 
     
    " Texto Blog do Juarez Morais Chaves "

    sexta-feira, 14 de outubro de 2011

    Sites e Blog´s da Cidade

     SITES e BLOG´S

    O blog InfoXique Criou uma nova pagina " SITES e BLOG´S " para Informar a Nossa população os Sites e Blog´s da Nossa Cidade. Incluindo o Site da Prefeitura da Nossa Cidade!

    sexta-feira, 16 de setembro de 2011

    Bandeira

    História

    Na altura do ano de 1545, Duarte Coelho Pereira, donatário da Capitania Hereditária de Pernambuco, autorizado pelo Rei Dom João III, chefiou a 1ª Expedição de Exploração do Rio São Francisco, partindo da foz com destino a nascente.

    No Diário de Bordo daquela aventura pioneira, Duarte Coelho Pereira anotou, entre tantas paisagens e pontos importantes avistados pela primeira vez por um europeu, no que interessa especificamente à História e à Geografia de Xique-Xique: um enorme arquipélago, uma ipueira circundada pelo arquipélago e uma lagoa. Os belos espaços geográficos encontrados por Duarte Coelho Pereira o levaram a escrever, em seu Diário de Bordo, como sendo esta localidade um lugar mais do que chique, um lugar chique-chique.
    No ano de 1683, na área geográfica que veio a se tornar o município de Xique-Xique, o Barão da Casa da Ponte Antonio Guedes de Brito instalou a Fazenda Pedras, a primeira deste perímetro territorial, que ainda existe, e teve seu período histórico de glória, chegando a ser distrito judiciário e administrativo, entre os anos de 1861 e 1938, ou seja, durante setenta e sete anos.
    Registre-se e perpetue-se na História de Xique-Xique que, no ano de 1685, o espaço localizado na margem leste da Ipueira foi escolhido por Theobaldo José Miranda Pires de Carvalho, para estabelecer a sede de sua famosa e histórica Fazenda Praia.


    Em alguns anos a Fazenda Praia se tornou um arraial.

    Segundo uma lenda, por iniciativa de um tropeiro, residente na Ilha do Miradouro, foi construída uma capela, em cumprimento a uma promessa, a qual ele dedicou ao Senhor do Bonfim e Bom Jesus.

    Logo, o surgimento da capela na Fazenda Praia atraiu dezenas de moradores de outras fazendas que passaram a construir suas moradias em torno da capela.

    No ano de 1700, através de ato assinado por Dom Sebastião Monteiro da Vide, primeiro arcebispo do Brasil, o arraial passou a ser uma freguesia, passando a se denominar Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique.

    Havendo nascido sob o signo econômico de fazenda de criação de gado e agricultura de subsistência, desde o começo Chique-Chique e sua área de influência conseguiram na Serra do Açuruá inumeráveis pepitas de ouro, diamantes e outros metais e pedras preciosas e semipreciosas de garimpos de aluvião, atraindo aventureiros de várias partes, que se somavam a sua população.

    No dia 06 de julho de 1832, estando a freguesia de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique em condições de ser emancipada politicamente, o Conselho Provincial da Bahia assinou ato criando o município, desmembrando-o do de Jacobina, tendo sido instalado no dia 23 de outubro de 1834, quando tomou sua primeira Câmara Municipal, composta por sete membros, cujos nomes são: Álvaro Antonio de Campos, Antonio Joaquim de Novais Sampaio, Ernesto Augusto da Rocha Medrado, João Xavier da Costa, Clemente Sancho Pereira da Franca, Manoel Netto Martins e Francisco Antonio da Rocha.

    O Brasil, durante o período Imperial, foi administrado pela Constituição de 25 de março de 1824, a qual omitia a existência de prefeitos e intendentes municipais. O presidente da Câmara Municipal cumpria o papel de chefe do poder executivo. A partir da Constituição de 1891 criou a figura do intendente municipal, sendo o coronel Gustavo Magalhães Costa o primeiro a ser nomeado para administrar Chique-Chique. A partir de 1930 o intendente municipal passou a ser chamado de prefeito municipal.

    No dia 14 de dezembro de 1857, pela Lei Provincial nº 650, foi criada a Comarca de Xique-Xique, sendo primeiro Juiz o Dr. Francisco Pacheco Pereira. Entre os juízes e promotores que atuaram na Comarca de Chique-Chique, naquele período, estão o Dr. Alfredo José da Conceição Machado, Luiz Viana e Fernando da Conceição Machado. Lei Estadual de 03 de agosto de 1892 extingue a Comarca de Chique-Chique.

    No dia 21 de agosto de 1915, a Lei Estadual nº 1.119 restaurou a Comarca de Chique-Chique.